CONGRESSO MUNDIAL DE INFRAESTRUTURAS VERDES - wgic 2017 - de 20 a 22 de junho em berlim

 
 

Berlim acolherá o Congresso Mundial de Infraestruturas Verdes WGIC 2017 de 20 a 22 de junho de 2017, no qual mais de 50 palestrantes fornecerão informações sobre tópicos relacionados com coberturas e paredes verdes e ajardinamentos interiores, bem como as suas possíveis aplicações. Um foco particular reside nos tópicos de construção sustentável, infraestruturas verdes e serviços ecossistémicos, uso da água da chuva, diversidade biológica, estratégias urbanas na edificação verde, cuidados e manutenção, considerações custo-benefício, cidade do futuro, entre outros. No terceiro dia, irão decorrer excursões a vários casos de estudo de referência em Berlim.  Os objetivos do evento são diversos: além de uma grande transferência de conhecimento e destaque de exemplos de melhores práticas, por especialistas de todo o mundo, é uma oportunidade única para desenvolvimento de networking e intercâmbio de experiências entre representantes da política, arquitetura, cidades, planeamento urbano , gestão da água doméstica, indústria e sector imobiliário, fabricantes, transformadores, investigação, ensino e associações.

Mais informações no site oficial do congresso:

http://www.wgic2017berlin.com/en/about.html

 

EQUIPA DO pqap VISITA LONDRES PARA DEBATER ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO DE COBERTURAS VERDES NO PLANEAMENTO DAS CIDADES

17/01/2017

Na passada semana parte da equipa do Projecto Quinto Alçado do Porto (PQAP) reuniu-se nas intalações da Greater London Authority (GLA), em Londres, com os técnicos responsáveis pela área de planeamento e com Dusty Gedge, Presidente da European Federation of Green Roof Associations (EFB), para debater estratégias de inclusão de coberturas verdes no planeamento das cidades.

O Projecto Quinto Alçado do Porto é um projecto entre a Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) e a Câmara Municipal do Porto (CMP), que tem como objectivo definir qual modelo a CMPorto deve adoptar para incluir coberturas verdes na estratégia ambiental da cidade. 

Foto: Parte da equipa do Projecto Quinto Alçado do Porto nas instalações da GLA - Greater London Authority. Da esquerda para a direita: Dusty Gedge (EFB); Cristina Azurara (CMP); Peter Massini (GLA); Paulo Palha (ANCV) e Beatriz Castiglione (ANCV) 

República checa implementa política de incentivo para instalação de coberturas verdes

14/12/2016

O Ministério do Ambiente da República Checa acaba de lançar um novo programa de suporte para “Economias Verdes” no sector de construção, que inclui o financiamento de Coberturas Verdes.

Os fundos estarão disponíveis a partir de 2017 e o programa deve representar um aumento significativo do mercado de Coberturas Verdes no país. Trata-se de um importante passo na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes, que reforça a presença de Coberturas Verdes na agenda europeia de infraestruturas verdes e serviços ecossistémicos.

O programa garante fundos para a construção de CV extensivas e semi-intensivas. As coberturas intensivas só serão financiadas se a fonte do sistema de rega não for água potável.
O incentivo corresponde a um subsídio de 18€ por m2 e apresenta as seguintes condições:
• O substrato deve apresentar uma espessura igual ou superior a 80mm
• A camada de vegetação deve utilizar um substrato apropriado à cobertura
• A cobertura verde deve incluir pelo menos 5 espécies vegetais autóctones
• O candidato a financiamento deve ser responsável pela manutenção da Cobertura Verde a longo prazo
• As Coberturas Verdes devem ser concebidas de acordo com o Guia Prático de Coberturas Verdes, lançado pela Associação Checa para Coberturas Verdes.

O anúncio sucede o recente lançamento do "Guia Prático de Coberturas Verdes", criado pela Associação Checa de Coberturas Verdes, membro da European Federation of Green Roofs Associations, da qual a ANCV também faz parte. Este facto fará com que as futuras coberturas verdes aí instaladas possam garantidamente ser casos de sucesso. 
A ANCV continua a trabalhar para que uma realidade semelhante seja possível em Portugal estando para breve agendado o lançamento do Guia Nacional para projecto, construção e manutenção de coberturas verdes.

Fiquem atentos!

ANCV

 

WORKSHOP WISE NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO 

 

No próximo dia 29 de Novembro a ANCV vai fazer uma intervenção significativa no âmbito do Workshop do Projeto WISE Widening Interdisciplinary Sustainability Education, que decorrerá na faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em termos gerais, estarão presentes biólogos, ecólogos e educadores da Suécia, cientistas do ambiente da República Checa, sociólogos da Polónia, e cientistas rurais da Grécia, além da equipa portuguesa.

O projeto europeu WISE tem por objetivo organizar uma rede internacional interdisciplinar de investigadores e professores académicos, que trabalharão em conjunto para desenvolver capacidades operacionais de pensamento integrado sobre desenvolvimento sustentável.

Fazem parte do projeto WISE, cinco parceiros europeus: Agricultural University of AthensCollegium CivitasMasarykova UniverzitaSwedish University of Agricultural Sciences (SLU) e a Universidade do Porto.

De referir que durante o evento, as empresas Portuguesas, membros da ANCV, terão a possibilidade de exibir os seus produtos/sistemas/serviços, para toda a audiência do evento.

Para mais informação sobre o WISE recomendamos a consulta de https://sigarra.up.pt/fcup/pt/NOTICIAS_GERAL.VER_NOTICIA?p_nr=16213

 

WORKSHOP DA ANCV NA CÂMARA DO PORTO 

 
No passado mês de setembro o Engº Paulo Palha e Beatriz Castiglione da ANCV realizaram um Workshop sobre Coberturas Verdes para os técnicos de diferentes departamentos da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do "Projeto Quinto Alçado do Porto". 
 

"THE 26TH WORLD CHAMPIONSHIP FOR YOUNG ROOFERS"

 
A Associação Polaca de Coberturas Verdes (Polish Roofers Association) promove de 25 a 29 de outubro de 2016 o evento "The 26th World Championship for Young Roofers", em Varsóvia, na Polónia. 
 

"green infrastructure conference: nature based solutions for sustainable and resilient cities"

"Green Infrastructure Conference: Nature Based Solutions for Sustainable and Resilient Cities" 

Orvieto, Itália | 4 - 7 de abril de 2017

Deadline para submissão de abstract: 31 de outubro de 2016!

Mais informações no link: 
http://www.greeninurbs.com/finalconference/

 

"the-next-green awards" - competição de projetos de inFRaestruturas verdes

 

  Deadline para submissão de trabalhos: 22 de setembro de 2016

  Link: http://www.wgicbogota2016.com/the-next-green-awards-2016/

ANCV ASSINA PROJETO QUINTO ALÇADO DO PORTO COM A CÂMARA DO PORTO

No final do mês de julho de 2016 ocorreu a assinatura do Projeto Quinto Alçado do Porto. Este projeto de consultoria, apresentado pela ANCV - Associação Nacional de Coberturas Verdes à Câmara do Porto, teve início no mês de agosto e terá a duração de 12 meses. Com este projeto, que incluirá a intervenção de grupos de investigação de diferentes instituições de ensino superior, bem como a interação com municípios estrangeiros, pretende-se definir qual o modelo que a Câmara Municipal do Porto deve seguir para o desenvolveimento de infraestruturas verdes, nomeadamente coberturas verdes, na estratégia urbanística, ambiental e de espaços verdes da cidade. 

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS SOBRE COBERTURAS VERDES

 

Participe do concurso de fotografia da "CEEweb for biodiversity" e ajude a promover cidades mais verdes. Envie as suas fotos de coberturas verdes (máximo 5 por participante) até 30 de outubro de 2016, para greenroofs@ceeweb.org

 

Mais informações em:

http://www.ceeweb.org/go-wild/greeen-roof-photo-contest/

 

Boa sorte!

 

 

           associação naciona de coberturas verdes no programa "é a vida alvim"

 

No passado dia 2 de setembro de 2016 Ana Mesquita da ANCV - Associação Nacional de Coberturas Verdes esteve no programa "É a vida Alvim" a divulgar a Associação.

Poderá visualizar o vídeo aqui: 

 
 
 

WGIC - THE WORLD GREEN INFRASTRUCTURE CONGRESS 2016 - BOGOTÁ

ediciones congreso

O congresso mundial de infra-estruturas verdes é um evento anual que reune especialistas de 
mais de 25 países. Este ano, Bogotá tem o privilégio de sediar o evento que se realizará nos 
dia 19, 20 e 21 de Outubro
Nos anos anteriores este evento foi realizado no Japão , Austrália, França , China e México.

Mais informações AQUI no site do congresso!
 

 

1ST EUROPEAN URBAN GREEN INFRASTRUCTURE CONFRENCE 2015 VIENNA

 

 

 

No âmbito da conferência “1st European Urban Green Infrastructure Conference” que irá decorrer nos dias 23 e 24 Novembro de 2015 em Viena, Áustria, e inserido no tema Green Infrastructure and Ecosystem Services helping to adapt cities to climate change” será apresentado pelo Eng. Paulo Palha (fundador da ANCV-Associação Nacional de Coberturas Verdes e CEO da Neoturf), em colaboração com uma equipa conjunta de investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Cristina Monteiro, Cristina Calheiros, Paula Castro) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Sara de Freitas e Nuno Ramos), o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área de coberturas ajardinadas em ambiente urbano, nomeadamente, o efeito da vegetação na temperatura superficial das coberturas.

 

A construção de coberturas ajardinadas (uso de vegetação no topo de edifícios) tem vindo a aumentar nos últimos anos, como forma de ultrapassar vários problemas ambientais que se fazem sentir nas grandes zonas urbanas causados, nomeadamente, pela diminuição dos espaços verdes, estando a ser alvo de investimento e legislação em vários países por todo o mundo. Por outro lado, as coberturas ajardinadas surgem como uma possível solução para diminuir as variações de temperatura das coberturas dos edifícios, apresentando tanto vantagens económicas (podendo contribuir para a eficiência energética e para o aumento do tempo de vida útil dos componentes) como ambientais (contribuindo para a retenção de água e diminuição do efeito da “ilha de calor”).

Nos estudos desenvolvidos em duas coberturas ajardinadas piloto nas instalações da ESB, foram testados diferentes substratos e diferentes espécies de plantas aromáticas autóctones do clima Mediterrâneo para avaliar o seu efeito na temperatura da cobertura, utilizando para isso a termografia de infravermelhos. Para além das potencialidades de retenção de água já demonstradas, este novo estudo demostra através de ensaios termográficos que a presença de vegetação no topo de edifícios exerce uma influência na envolvente, contribuindo para a redução da temperatura superficial. Este estudo contribui para a disseminação deste tipo de cobertura.

 

NOVO GUIA TÉCNICO

Novo Guia Técnico!

“Projeto construção e manutenção de coberturas verdes”

(Lançamento conjunto ANCV e ANQIP)

 

Uma cobertura verde bem sucedida  só é possível com um adequado projeto, uma perfeita instalação e uma adequada manutenção.

Infelizmente, nem sempre se verifica um sucesso pleno nas coberturas verdes, por erros, muitas vezes básicos, de projeto, instalação, e manutenção das mesmas.

Acresce que existe falta de documentação técnica nacional que sirva de base a uma correta fiscalização destes processos, nomeadamente por parte dos departamentos municipais que os aprovam, ou das empresas que fazem a sua fiscalização.

Estes foram os motivos principais que levaram um grupo (interdisciplinar) de técnicos, voluntários, a desenvolver um guia técnico de apoio ao projeto , construção e manutenção de coberturas verdes. Esta tarefa, que se prolonga há quase dois anos, estará brevemente disponível para compra.

Um dos objetivos a atingir passa pela adoção do guia pelas autarquias, de modo dotar os técnicos de fiscalização de uma ferramenta base na analise e aprovação dos pormenores construtivos propostos por projetistas e empreiteiros.

De referir que este guia, que agora será lançado, tem como base as normativas mundiais mais exigentes, e que estiveram também na base do mesmo tipo de documentos, em diversos Países.

 

Brevemente, poderá adquirir o guia técnico de coberturas verdes (ajardinadas), sendo que o valor servirá para potenciar a atividade da ANCV!

 

Esteja atento!

 

PROCESSO DE RECRUTAMENTO

 
A ANCV (associação nacional de coberturas verdes) anuncia que iniciou um processo de recrutamento que deverá estar finalizado até ao dia 15 de Junho de 2016.
 
O contrato, a tempo inteiro, terá uma duração de 12 meses, embora se perspectivem outros trabalhos que podem transformar esta oportunidade num posto permanente na ANCV.
O local de trabalho será na área do Grande Porto.
Uma das condições fundamentais será o candidato/a ter domínio da língua inglesa, dado que o projecto contempla interacção com municípios e organismos europeus.
 
Outros pré-requisitos que os/as candidatos/as devem cumprir:
  • licenciatura em Arquitectura ou Arquitectura Paisagista;
  • Gosto por estratégia e planeamento urbano;
  • capacidade de trabalho;
  • disponibilidade para viajar;
  • carta de condução;
  • gosto pela interacção pessoal;
  • capacidade de analise e síntese de documentação em português e inglês;
  • capacidade organizativa;
  • foco no cumprimento rigoroso de metas de trabalho estabelecidas;
  • disponibilidade imediata.
 
Os CV e cartas de motivação e recomendação devem ser enviados para:

presidencia@greenroofs.pt

1º Encontro Técnico sobre as coberturas ajardinadas

Irá realizar-se na Ordem dos Engenheiros Região do Norte, o 1º Encontro Técnico sobre as coberturas verdes e ajardinadas.

 

A ANCV irá estar representada com comunicação a cargo do presidente da direcção, o Eng. Paulo Palha.

Data: 12 de Julho
Local: Auditório da Ordem dos Engenheiros Região Norte
Inscrição gratuita, mas obrigatória 

Mais informação

ARTIGO CIENTÍFICO NA REVISTA WATER SCIENCE & TECHNOLOGY

Contributions to the design of rainwater harvesting systems in buildings with green roofs in a Mediterranean climate

Os membros ANCV, ANQIP e Escola Superior de Biotecnologia - Universidade Católica Porto, elaboraram artigo cientifco para a revista Water Science & Technology, subordinado ao tema 'Contributions to the design of rainwater harvesting systems in buildings with green roofs in a Mediterranean climate'.

 

Poderá visualizar o artigo parcialmente aqui.